sábado, 31 de janeiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA


O passo inicial para nosso entendimento acerca da ludicidade refere-se a compreensão etimológica da palavra. Ludicidade, provém do termo lúdico que, do latim “ ludus”, significa jogo.
É preciso conscientizar que a sala de aula é um ambiente que precisa proporcionar a construção do aprendizado. Quando falamos em aprender, nada é acabado ou estagnado, tudo está em constante transformação e adaptação. A educação, em seu sentido mais amplo, também está em progressiva renovação, buscando novos caminhos e alternativas à práticas pedagógicas que viabilizem um aprendizado mais prazeroso, pleno de significações, que instigue o educando a construir seu próprio conhecimento, desenvolver capacidades, tornando-se crítico sobre a realidade a qual está inserido. A prática lúdica é uma opção que visa o desenvolvimento pessoal, sendo portanto, capaz de colaborar na formação de adultos construtivos e independentes.
A prática da ludicidade na sala de aula, provoca o aluno em todas as suas habilidades, é uma alternativa que traz grandes benefícios ao desenvolvimento humano em formação. O lúdico proporciona uma nova maneira de aprender e de se desenvolver. Quando se fala em brincar não é simplesmente brincar, existem regras, objetivos educacionais, situações que podem ser exploradas. Os jogos em sala de aula ou em outro ambiente escolar, bem conduzidos provocam o interesse pela disciplina e pelo conteúdo. Num simples jogo, o aluno terá que que estudar a melhor estratégia de jogar e vencer, usando raciocínio, a lógica, a forma de relacionamento entre os participantes, estimulando o espírito de competitividade sem deixar de lado o espírito de cooperação, afinal, as atividades não são apenas competitivas.

Sendo assim, a ludicidade representa um caminho para envolver os alunos a um aprendizado de conceitos construídos importantes à leitura do mundo que podem e devem exercer.

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